13 de abril de 2007

PARTICIPANTES E PATROCINADORES


Comitê patrocinador:
Di Cavalcanti, Clarice Lispector, Oswald e Mário de Andrade, Haroldo e Augusto de Campos, Anita Mafalti e Menotti Del Pichia -, e os colaboradores indiretos – Jorge Amado, José Lins do Rego e Graciliano Ramos, dentre outros.



Escritores: Mário de Andrade, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Ribeiro Couto, Sérgio Milliet, Guilherme de Almeida e Plínio Salgado.




Pintura: Vicente do Rêgo Monteiro, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Zita Aita, John Graz, Ferrignac.



Arquitetura: Antonio Garcia Moya, Georg Przyrembel.




Escultura:Victor Brecheret, Hildegardo Leão Veloso, Haaberg.



Música e Dança: Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novaes (pianista), Hernani Braga e Frutuoso Viana.



Apesar das críticas e dos obstáculos, a Semana conseguiu o que pretendia: a divulgação aberta de que existia uma outra geração de artistas que lutava pela renovação da arte brasileira, rejeitando o tradicionalismo e as convenções antiquadas, contribuindo para dar um impulso decisivo à atualização da cultura no Brasil. Os idealizadores da Semana rejeitam a arte do século XIX (neoclassicismo e as academias) e as influências estrangeiras do passado. Defendem a absorção de algumas tendências estéticas internacionais para que elas se mesclem com a cultura nacional, originando uma arte vinculada à realidade brasileira. O evento escandaliza público e críticos.

Um comentário:

Cleide disse...

Há um erro grave no conteúdo, em patrocinadores. Nem Clarice Lispector, nem Haroldo e Augusto de Campos não poderiam ter sido patrocinadores da Semana porque não haviam nascido ainda.